O cadastramento do programa Saúde de Verdade, que já foi realizado nos Distritos Sanitários II e V chega nesta segunda-feira ao Distrito Sanitário I, que compreende bairros da Zona Leste, Alto Branco e o Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro de Campina Grande. O cadastramento é realizado de acordo com o funcionamento de cada unidade de saúde.
O agendamento é obrigatório para todos os cidadãos, inclusive adolescentes a partir dos 12 anos de idade, porque é através deste programa que as pessoas terão acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Para se cadastrar, os interessados devem ir até uma das unidades levando RG, CPF, cartão do SUS e o comprovante de residência.
Os locais para o cadastramento são as Unidades Básicas de Saúde Francisco Brasileiro (José Pinheiro), Horacina de Almeida (Monte Castelo), Jardim Tavares (Alto Branco), Plínio Lemos (José Pinheiro) e Wesley Cariri Targino (Nova Brasília), além da Policlínica Terezinha Garcia Ribeiro (José Pinheiro) e o Centro de Saúde Francisco Pinto.
As pessoas que moram em outros bairros também podem se cadastrar em uma dessas unidades, basta se direcionar a um desses locais. A medida vale, inclusive, à população do distrito sanitário V, onde o cadastramento foi concluído na última sexta-feira, 28. Quem mora nessas localidades e não conseguir se cadastrar, também poderá realizar quando o cadastramento estiver nas unidades de outro Distrito Sanitário.
Posteriormente, os cidadãos receberão o cartão com seu nome, foto e credenciais na sua própria Unidade Básica de Saúde. Também é possível realizar o pré-cadastro no site campinagrande.pb.gov.br/saude-de-verdade/ e efetivar a inscrição com o cadastramento biométrico em um dos locais físicos.
A Secretaria de Saúde também disponibilizou o aplicativo Vacina Campina nas versões IOS e Android, na Apple Store e na Play Store. Os cidadãos vão poder acompanhar o andamento dos seus agendamentos de exames, consultas e cirurgias, além de monitorar os procedimentos realizados com o seu cartão do SUS.
O Saúde de Verdade vai revolucionar a saúde pública municipal, com informatização de todos os processos, prontuário eletrônico do paciente interligado em todos os serviços, teleagendamento, teleatendimento, entrega de medicamento em casa e a otimização da contratação de serviços da rede privada.
Locais de cadastramento:
- Centro de Saúde Francisco Pinto – Rua Venâncio Neiva S/N (Centro)
- Policlínica Terezinha Garcia Ribeiro – Rua Pedro da Costa Agra S/N (José Pinheiro)
- UBS Francisco Brasileiro – Rua Sargento Edson Sales S/N (José Pinheiro)
- UBS Horacina de Almeida – Rua Obededon Licarião S/N (Monte Castelo)
- UBS Jardim Tavares – Rua Clementino Siqueira 97 (Alto Branco)
- Plínio Lemos – Rua Severino de Branco S/N (José Pinheiro)
- Wesley Cariri Targino – Rua Juiz Orlando Tejo 30 (Nova Brasília)