Bruno lança programa que vai garantir alfabetização, na idade certa, para mais de 8.300 estudantes

Bruno lança programa que vai garantir alfabetização, na idade certa, para mais de 8.300 estudantes

Apresentado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, na manhã desta quinta-feira, o programa Campina de A a Z, uma parceria da Prefeitura de Campina Grande, via Secretaria de Educação, com o Instituto Gesto, busca superar as desigualdades, acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem, na Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou, na manhã desta quinta-feira, 22, o “Campina de A a Z”, programa que prioriza a efetivação do processo de alfabetização e letramento, na idade correta, a partir das políticas públicas municipais, ações e estratégias para a superação das desigualdades acentuadas pela pandemia e pelo déficit de aprendizagem. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral e teve como público alvo técnicos; professores da Educação Infantil (Pré-Escolar II) e do Ensino Fundamental, Anos Iniciais (1º e 2º anos); e assistentes de Alfabetização.

Ao longo da manhã, houve recepção aos participantes do evento ao som do saxofonista Marcelo Torres e, logo após, na abertura do evento, crianças do Pré-escolar 2 da Creche Isabele Barbosa, apresentaram trava-línguas,  parlendas e interagiram com o público presente.

Em seguida, os estudantes da Escola Municipal Professor Eraldo César, Nicole Feitosa Lopes de Oliveira e Pedro Noah, realizaram contação de histórias e interpretaram obras infantis, selando a programação de apresentações.

De acordo com o prefeito Bruno, os impactos da pandemia seriam suficientes para justificar a execução do Campina de A a Z. Mas, o programa vai além. “O programa trata desde a formação continuada dos professores, à alfabetização dos nossos alunos e ainda estimula a convivência familiar, a partir da literacia, da leitura em família, pra trazer esses entes pra próximo da comunidade escolar”, ponderou o prefeito.

Para o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o programa surgiu a partir da  necessidade urgente de reparar os danos que a pandemia provocou no processo educacional. “São dificuldades variadas e naturais, diante do quadro que vivenciamos nos últimos anos. É um orgulho pra nós atender mais oito mil estudantes e proporcionar a alfabetização no tempo certo”, pontuou Asfora.

Também estiveram presentes ao evento, a secretária Executiva de Educação, Socorro Siqueira; a secretária de Cultura, Gisele Sampaio; a gerente do Ensino Infantil, Karla Correia; a gerente de Projetos Seduc, Fabíola Gaudêncio; a diretora Técnico Pedagógica da Seduc, Vera Passos; a diretora de Apoio às Escolas, Ana Lúcia Fernandes; a gerente de Ensino Fundamental, Adriana Sá; o presidente do Conselho de Alimentação Escolar, Joselito Barbosa Dias; e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Sônia Matias.

Campina de A a Z

O Programa foi criado pela Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Gesto, organização sem fins lucrativos que colabora com o fortalecimento da gestão pública nos municípios e estados brasileiros. O projeto surgiu a partir de uma análise feita pelos profissionais da Educação, através do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (Sama), desenvolvido pela Seduc e realizado ao longo de 2022.

Ao todo serão 8.365 estudantes alcançados pelo programa, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental e elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Também estarão envolvidos 546 profissionais, dentre formadores, articuladores, professores alfabetizadores, professores da Educação Infantil e assistentes de alfabetização.

A meta é implementar o programa em todas as turmas do Pré-escolar 2 e nos 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, para que 100% do público alvo esteja alfabetizado até 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.