Bruno lança candidatura de Campina Grande à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco

O prefeito Bruno Cunha Lima lançou na manhã desta quarta-feira, 12, no Museu Digital, a candidatura de Campina Grande à Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, no segmento Artes Midiáticas. O lançamento foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura. O vice-prefeito, Lucas Ribeiro, prestigiou o ato solene. O lançamento contou ainda com a participação de representantes de instituições universitárias, fundações e entidades empresariais.

Demonstrando otimismo em relação à candidatura da cidade, Bruno – que esteve acompanhado da primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima – alertou que iniciativa da candidatura não pertence apenas à gestão municipal, mas trata-se de uma ação capaz de integrar todos os segmentos sociais, econômicos e empresariais da cidade. Para o prefeito, este sonho representa o diálogo integral de vários atores sociais, irmanados num mesmo objetivo.

Bruno lembrou a trajetória histórica de Campina Grande nos caminhos de desenvolvimento tecnológico. Daí, hoje dispor do curso de Artes e Mídia (UFCG), Museu Digital, empresas de base tecnológica, além de outros equipamentos e conquistas capazes de projetar a cidade em termos de economia criativa.

O vice-prefeito Lucas Ribeiro pontuou a iniciativa da candidatura de Campina Grande como um momento muito especial para a história do desenvolvimento econômico da cidade. Em seguida, houve apresentação de uma mensagem gravada da senadora Daniela Ribeiro com o seu apoio à iniciativa.

A secretária Rosália Lucas (Desenvolvimento Econômico) apresentou, no início da solenidade, a marca da candidatura da cidade. Por sua vez, a secretária Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia) observou que os talentos científicos e tecnológicos da cidade serão reconhecidos no plano internacional.

Outros pronunciamentos

O consultor da Unesco, Eduardo Barroso, revelou que, há cinco meses, vem sendo produzido um dossiê mostrando a evolução da cidade no campo tecnológico. Já Elton Paulino, do Curso de Arte e Mídia, destacou a faceta de Campina Grande como “exportadora de talentos” e fez uma revelação: a cidade vai sediar em breve um congresso internacional de artes digitais.

A diretora Técnica da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (Nádia Oliveira), o diretor técnico do Sebrae (João Alberto Miranda) e Catarina Leite, da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) destacaram o apoio de suas instituições à candidatura de Campina Grande.

O que é a Rede de Cidades da Unesco?

A Rede de Cidades Criativa (Unesco Creative Cities Network – UCCN) foi criada em 2004. Ela promove a cooperação entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Serve, assim, como plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e é integrada por 246 municípios de mais de 80 estados-membros da Agência da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *