Bruno firma convênio com CREFITO e Campina Grande será a primeira cidade do país a implantar modelo de saúde funcional

O prefeito Bruno Cunha Lima assinou nesta sexta-feira, 30, um convênio com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) para a implantação do Plano Campinense de Saúde Funcional. O modelo, utilizado internacionalmente, será adotado em toda a estrutura de Saúde Municipal.

A saúde funcional consiste em mudar o ângulo dos diagnósticos das patologias para a funcionalidade dos pacientes. Ou seja, o paciente passa a ser examinado por uma equipe multidisciplinar, e não apenas pelo médico, o que promove uma radiografia mais completa do estado de saúde e da funcionalidade do corpo, grau de comprometimento, e não somente um laudo de uma doença de uma parte do corpo isoladamente.

“Isso vai trazer mais qualidade de vida para a população, diminuir filas de espera por exames e consultas que não condizem com a necessidade real do paciente, dar mais assistência ao paciente”, disse o presidente do CREFITO 1, Silano Barros.

“Campina Grande parte na frente sendo a primeira cidade do país a implantar esse modelo já usado em países desenvolvidos em outras partes do mundo. Estamos buscando muitas medidas para cuidar da saúde integral das pessoas. Criamos o Ambulatório de Saúde Mental, já que as pessoas adoecem do corpo e da mente, criamos o SUPERAR, para reabilitação de pacientes Pós-covid, e assim vamos disponibilizando mais serviços para a população e qualificando a forma de atendimento, como estamos fazendo agora nesse projeto”, disse o prefeito.

O projeto deve levar cinco meses para a efetiva aplicação, já que haverá capacitação de todas as equipes da Saúde Municipal. “Um dos avanços significativos é que passaremos a utilizar a Classificação Internacional de Funcionalidade concomitantemente à Classificação Internacional de Doenças, a CID”, acrescentou o Coordenador Municipal de Fisioterapia, Luciano Medeiros.

Também participaram da solenidade que marcou a assinatura do convênio o secretário de Saúde, Filipe Reul; a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Carol Gomes; a diretora de atenção à Saúde do município, Jeime Leal; e vários representantes do CREFITO 1, inclusive de outros estados como São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *