O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) iniciou uma série de visitas a cidades brasileiras nesta semana, com o objetivo de apoiar candidatos do Partido Liberal (PL) no segundo turno das eleições municipais. Considerado um dos principais cabos eleitorais da legenda, Bolsonaro busca angariar votos em cinco cidades estratégicas.
A agenda de Bolsonaro inclui as seguintes cidades: nesta segunda-feira, 14, ele estará em Cuiabá, Mato Grosso, apoiando Abílio Brunini (PL). Na terça-feira 15, a visita será em Manaus, Amazonas, em apoio a Capitão Alberto Neto (PL). Na quarta-feira 16, Bolsonaro estará em Santarém, Pará, ao lado de JK do Povão (PL).
Na quinta-feira 17, o ex-presidente segue para João Pessoa, Paraíba, onde dará apoio a Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde. A série de visitas termina no sábado 19, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde Bolsonaro apoiará Bruno Engler (PL).
Em 27 de outubro, 23 integrantes do PL vão disputar o segundo turno. Bolsonaro já percorreu pelo menos 143 cidades em 2024. Ele reforça, assim, sua posição como principal cabo eleitoral da sigla. Ex-presidente da República, ele é o presidente de honra da legenda.
As ações fazem parte da estratégia do PL para fortalecer suas candidaturas nas eleições municipais. No primeiro turno, o PL conseguiu eleger dez prefeitos no grupo G103, que reúne cidades com mais de 200 mil eleitores.
Este resultado já é o melhor da legenda desde 2000. O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro têm candidatos concorrendo em 18 cidades.
Desde 20 de julho de 2024, o ex-presidente visitou 95 municípios e declarou apoio a 89 candidatos. Desse total, 26 dos apoiados por ele já foram eleitos no primeiro turno, enquanto 18 disputarão o segundo turno — e 45 acabaram derrotados.