Banco de Leite Humano do ISEA faz campanha para arrecadar leite materno neste fim de ano

Banco de Leite Humano do ISEA faz campanha para arrecadar leite materno neste fim de ano

Meta é abastecer o estoque para enfrentar as festas de final de ano, período em que o número de doações é reduzido. Em novembro, a coleta já foi menor do que a demanda

O Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), está realizando uma campanha para coletar leite materno e arrecadar potes de vidro para armazenamento do leite. O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) está baixo em função do período de final de ano e o objetivo é fortalecer o banco para enfrentar o desabastecimento natural verificado nas festas de Natal e Réveillon.

Em novembro, o BLH teve a menor coleta do ano e, pela primeira vez em 2022, a arrecadação foi menor que a demanda, com 127,1 litros arrecadados e 149 litros distribuídos. Foram 102 mães doadoras e 194 receptoras, o que ocasiona um constante déficit na oferta desse alimento, que é o único consumido pelos recém-nascidos e que ajuda a salvar a vida dos bebês prematuros.

O Banco de Leite Humano (BLH) do ISEA é o responsável por abastecer todas as maternidades da cidade, incluindo a Clipsi, FAP e o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC). O principal objetivo é a oferta desse leite para alimentar os recém-nascidos prematuros que estão internados em UTIs Neonatais.

A unidade é composta por uma equipe multidisciplinar de enfermeiras, bioquímicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, técnicas de enfermagem e de lactação, que realizam o cadastramento de doadoras, a coleta, análise, pasteurização e a distribuição de leite humano ordenhado. A equipe também auxilia mulheres com dificuldade em amamentar e faz a coleta até em domicílio.

O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o (83) 3310-6356 e, através dele, é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.

Potes de vidro

Para a sociedade em geral é possível fazer a doação de potes de vidro, para o armazenamento do leite. Os potes de vidro devem ter de 150 ml a 500 ml e precisam ser com tampa de plástico, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.