Por: Ronaldo Godoi
Nos últimos anos, o mercado fitness no Brasil sentiu um aquecimento considerável impulsionado não apenas pelo desejo do “projeto verão” ou do “corpo ideal”, mas por uma busca contínua por um estilo de vida saudável. De acordo com o Panorama Setorial Fitness Brasil 2023 – relatório fitness nacional sem precedentes, nosso país se destaca com mais de 29 mil centros dedicados a atividades físicas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que lidera o ranking.
Entre os mais populares, as academias, que percebem o aumento constante de alunos. Segundo dados da Cortex Intelligence — empresa líder em inteligência de vendas B2B na América Latina —, o Brasil conta com mais de 32 mil academias ativas. Esses espaços de atividades físicas são frequentados por 21% da população, tornando o país o segundo que mais pratica musculação e outros esportes.
Os exercícios físicos têm assumido um papel significativo na rotina da população, principalmente após a pandemia da covid-19, marcando uma mudança notável no comportamento em relação à saúde. A conscientização sobre a importância do movimento corporal e uma alimentação saudável tem levado as pessoas a adotarem práticas mais ativas, refletindo um desejo crescente de cuidar do bem-estar.
Embora tenham os que pegam pesado para alcançar seus objetivos corporais, as academias estão se adaptando e se reinventando para diferentes públicos, inclusive, aqueles que preferem atividades mais leves e moderadas ou não gostam de realizar atividades monótonas. Há quem pense ainda que os treinos mais intensos são os únicos que farão emagrecer e proporcionar resultados, mas a verdade é que aqueles com menos esforço físico também fazem toda diferença já que manter o corpo em movimento traz vantagens que vão além da perda de peso.
Atividades como uma simples caminhada é saudável para a mente, o coração e outros órgãos, isso porque ao manter nosso corpo ativo eliminamos toxinas, o colesterol “ruim” abaixa, além disso, evitamos o acúmulo de gordura, melhoramos o sistema cardiorrespiratório e aumentamos nossa disposição, assim como melhoramos a autoestima.
Estar preparado para atender alunos com perfis diferentes uns dos outros diversificando os treinos e implantando atividades para além da musculação, são características primordiais nos dias de hoje para uma academia se destacar diante da concorrência. Para além da modalidade, é possível oferecer pilates, danças, lutas, jump e spinning, por exemplo.
Uma tendência que chegou para ficar no mundo fitness é a gamificação, uma prática estratégica que estimula a ida à academia por tornar as aulas mais dinâmicas e empolgantes, introduzindo elementos de design e mecânica de jogos em cenários de não entretenimento, buscando engajar, motivar e influenciar comportamentos. Essa tática se tornou promissora para as academias se destacarem diante de um mercado que se torna cada vez mais competitivo, além de possibilitar que os estabelecimentos acompanhem o desempenho dos seus alunos e encontre solução para questões antes que estas se tornem um problema.
Acompanhar e investir em tendências tecnológicas se tornou imprescindível para aprimorar a gestão e criar um ambiente mais conectado e moderno. Seja com a implantação da gamificação ou de uma IA — inteligência artificial, através das inovações que surgem com o passar dos anos, você consegue oferecer o melhor não apenas para os alunos, mas para os funcionários que conseguem desfrutar dos benefícios das plataformas também.
Ronaldo Godoi é formado em educação física há mais de 10 anos e hoje está à frente da sua própria rede de academias, a Red Fitness, que conta com um modelo de treino patenteado, a micro gym Red Burn. O CEO investe constantemente em tecnologia, aprimorando os resultados e a experiência do cliente e de seus funcionários, além de apostar no franchising para expansão do seu negócio que hoje já conta com cinco operações na capital paulista e mais duas em fase de implantação.