A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a realização de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos no Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (HELP). A unidade hospitalar vai realizar operações de catarata e vitrectomia, que é a cirurgia da retina.
O objetivo é promover a saúde ocular da população e diminuir as demandas de pacientes por esses procedimentos. A estratégia faz parte do programa nacional do Ministério da Saúde para reduzir filas de cirurgias, exames e consultas. Todo o procedimento é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pacientes reguladora pela Secretaria Municipal de Saúde.
A primeira cirurgia, feita em uma criança, foi realizada pela médica Cecília Melo, que é retinóloga, oftalmologista especializada no diagnóstico e tratamento das doenças da retina e do vítreo. “Realizamos o procedimento em uma criança de dois anos com endoftalmite, uma infecção grave generalizada no interior do olho. A criança passa bem, ficou internada no hospital HELP e será reavaliada para começar o tratamento ambulatorial”, afirmou.
Além desta iniciativa, a Prefeitura de Campina Grande tem investido nas consultas e nos exames oftalmológicos com mutirões de atendimento. Outro programa importante na área da oftalmologia é o Olhar Campina, que diagnostica crianças com problemas oftalmológicos na Rede Municipal de Educação e disponibiliza tratamento, inclusive, com a oferta de óculos.
A contratualização de serviços com o Hospital HELP engloba também a internação adulta, infantil e neonatal, atendimento pediátrico, cirurgias eletivas e, futuramente, abrangerá outros serviços como a hemodiálise, por exemplo.