A competição automobilística que envolve veículos do tipo 4×4 vai acontecer neste domingo (27) em Soledade, cariri paraibano. O campeonato paraibano ‘Fora de Estrada’ terá sua 6ª etapa no município que conta com trilhas e áreas de serra.
Entre as categorias participantes, estão: Jeep, UTV, Jeep Especial, Força Livre, 4×2 e diesel. O campeonato é uma realização da Eventos Brasil Off-Road e tem apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo da Paraíba (FAEP).
Na sexta-feira (25), os participantes serão recepcionados e no sábado (26) farão uma trilha ecológica, explorando a região. A prova só acontece no domingo (27), a partir das 8h.
Em Soledade, já está tudo pronto para receber o grupo pela primeira vez. A Prefeitura cedeu o trator e o carro pipa para preparar a pista onde vai acontecer a competição. Troféus, camisas, adesivos, tendas e equipamentos para a cronometragem foram providenciados pela gestão e já estão separados para a disputa. Uma equipe médica e a guarda municipal vão prestar suporte ao evento.
A competição é realizada em percursos projetados para desafiar as capacidades do veículo e do condutor em aspectos como tração, suspensão e habilidades gerais. Os carros costumam ser modificados e contar com pneus maiores, suspensões reforçadas e gaiolas de proteção, garantindo maior segurança na corrida.
A Secretaria de Esporte e Turismo está coordenando o apoio da Prefeitura. Titular da pasta, Raphael Almeida acredita que a disputa deve movimentar o município neste final de semana. “Estamos com uma expectativa muito positiva. Além do fomento ao esporte, vamos aquecer também o turismo, apresentando a cidade e suas potencialidades”, pontuou.
Turismo esportivo – A Prefeitura está na fase final da implantação do cicloturismo – um projeto que une o ciclismo ao turismo. O circuito contará com rotas especiais que apresentam as belezas e serras de Soledade, com direito a passaporte para ser carimbado e pontos para fotografia.
Todo ano, a cidade também recebe a ‘Maratona Cabra da Peste’; um evento que reúne ciclistas do país inteiro que praticam o ‘mountain bike’, modalidade que envolve terrenos irregulares, trilhas de montanha e outras áreas fora da estrada.