O trabalho de vacinação de Campina Grande foi eleito como a melhor experiência de imunização da Paraíba na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O anúncio e a premiação aconteceram nesta quarta-feira, 19, durante o XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que acontece em Goiás.
A iniciativa concorreu com dezenas de trabalhos e ficou entre os melhores do país. O trabalho compreende várias ações desenvolvidas pelo Município como a Busca Ativa Vacinal, “O Carro da Vacina”, a imunização em domicílio, a vacinação nas creches, escolas, parques e outras ações.
“Esse prêmio é um reconhecimento de todo o esforço do nosso Município para levar a vacina até a população. Já lançamos mão sobre diversas estratégias e estamos sempre buscando formas de sensibilizar e educar os cidadãos sobre a importância de cada vacina e de ampliar a oferta dos imunizantes. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.
Busca Ativa Vacinal – A BAV é um trabalho desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e é um dos pré-requisitos do Selo Unicef. Campina Grande é um dos cinco municípios no país onde a Busca Ativa Vacinal está sendo desenvolvida.
A Busca Ativa Vacinal aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% na cidade em 2022. No primeiro semestre do ano passado, foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.