Rafaela Camaraense apresenta ações para proteção da Mata Atlântica, em encontro nacional

Rafaela Camaraense apresenta ações para proteção da Mata Atlântica, em encontro nacional

A secretária de Meio Ambiente e suplente de deputado federal da Paraíba, Rafaela Camaraense, participa, nesta terça-feira (27), do Encontro Nacional de Secretarias de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica. Na ocasião, ela apresentará o Plano do Governo do Estado para Proteção da Mata Atlântica. O projeto mostra todas as ações voltadas à preservação e recuperação do bioma, que está presente em mais 16 estados brasileiros. Sua área abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil, e uma parte do Paraguai e da Argentina.

No evento promovido pela ONG SOS Mata Atlântica, em São Paulo, Rafaela Camaraense apresentará as ações exitosas realizadas na Paraíba, que têm contribuído significativamente com a redução do desmatamento da floresta.

“De acordo com os dados divulgados pela ONG SOS Mata Atlântica, os números do desmatamento em nosso Estado apresentam uma queda significativa, mas não podemos baixar a guarda. A Mata Atlântica é um dos mais importantes biomas do nosso País e possui uma grande diversidade de espécies vegetais e animais e por entender a necessidade de sua proteção e sua importância estamos estudando soluções para que o nosso estado esteja fora da lista do desmatamento”, disse.

Ainda durante o encontro nacional, Rafaela Camaraense vai defender a união de forças em torno da preservação da Mata Atlântica e apresentará para outros Estados os resultados positivos de implantação do sistema informatizado de monitoramento na Paraíba, além do fortalecimento de parcerias com órgãos de fiscalização e controle ambiental.

Na oportunidade, os gestores públicos discutirão a proposta de regulamentação da concessão de florestas públicas; a viabilidade do mercado de títulos verdes; promoção de forma interinstitucional de editais ou convênios voltados ao desenvolvimento de pesquisas científicas; a política estadual de combate a incêndio florestal; o incentivo à formação da cadeia de coletores de sementes nativas e crioulas; e o fortalecimento das Unidades de Conservação (UCs).

Evento – Com objetivo de preservar e validar o compromisso da preservação e restauração da Mata Atlântica, os 17 Estados que compõem o bioma estarão reunidos.

A programação será marcada pela palestra do diretor executivo da SOS Mata Atlântica, Luis Fernando Guedes Pinto, sobre o cenário atual da Mata Atlântica. Já o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, João Paulo Capobianco, apresentará os compromissos e metas do Governo Federal para o bioma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.