Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Campina Grande estão passando por uma capacitação. Desde agosto do ano passado, eles fazem treinamentos no Programa Saúde com Agente, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A formação visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária e a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores em Saúde e na prevenção e no cuidado da população.
Na semana passada, os ACS receberam treinamento sobre Primeiros Socorros com militares do Corpo de Bombeiros. A capacitação faz parte da formação continuada dos agentes, que são os profissionais mais próximos da população assistida pela Atenção Primária à Saúde.
Em Campina Grande são 508 Agentes Comunitários de Saúde. No ano passado, eles receberam fardamentos novos, tablets e materiais de trabalho e de proteção individual. O município também regularizou, recentemente, o pagamento do piso salarial da categoria.
“A capacitação busca aprimorar a atuação dos agentes, que são os primeiros a ter contato com o cidadão e a encaminhá-lo para a rede de cuidados do SUS. Além disso é fundamental manter os ACS em formação contínua, sobretudo para que possa fortalecer os laços com a população assistida”, disse o secretário municipal de Saúde, Gilney Porto.