A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Orçamento Participativo (OP), concluiu nesta quarta-feira, 26, a Conferência Municipal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com o objetivo de construir democraticamente as propostas para o ano de 2024.
A conferência foi presidida pela coordenadora do Orçamento Participativo, Crizane Xavier, que avaliou positivamente a iniciativa por conta da grande participação da comunidade. Representantes de todas as secretárias e autarquias municipais também participaram da programação realizada nestes dias 25 e 26 de abril.
A Conferência Municipal da LDO 2024 teve como objetivo decidir em comum acordo com o Poder Executivo o uso dos recursos financeiros para o atendimento das prioridades defendidas e aprovadas nas Assembleias Populares do Orçamento Participativo. Outro objetivo foi apreciar, discutir, emitir opiniões, apresentar propostas e aprovar a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2024.
A iniciativa objetivou, ainda, proporcionar coparticipação e corresponsabilidade dos membros do Orçamento Participativo e dos diversos segmentos da sociedade civil na perspectiva do exercício da cidadania plena, contribuindo para melhor utilização dos recursos públicos do Município e na definição do custeio da máquina pública.
No primeiro dia da conferência, aconteceu a apresentação do planejamento e diretrizes orçamentárias da LDO 2024 pelos secretários ou representantes das seguintes pastas: Gabinete do Prefeito, Assistência Social (Semas), Controladoria Geral do Município, Educação, Agricultura, Cultura, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras, Procuradoria Geral do Município, Administração e Amde.
Neste dia 26, a conferência teve sua conclusão com as presenças dos secretários ou representantes das pastas de Saúde, Urbema, STTP, Sejel, Procon, Ipsem, Finanças, Ciência e Tecnologia e Planejamento (Seplan).
No último dia do evento, o primeiro a falar foi o coordenador do Procon, Saulo Muniz, vindo em seguida o secretário municipal de Planejamento, Félix Neto. Também se pronunciaram, entre outros, Carlos Dunga (STTP), Vanildo Leite (Sejel), Márcio Melo (Urbema), Laryssa Almeida (Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia), Miguel Dantas e Jeime Leal (Saúde) e Floriano Brito Júnior (Ipsem).
Todos os secretários destacaram a importância da conferência, agradeceram pela participação popular, como também relataram as diversas ações e projetos das suas respectivas pastas. Também responderam aos questionamentos dos conselheiros sobre demandas e reivindicações do movimento comunitário campinense.