Dentro da programação da campanha Janeiro Branco, o setor de psicologia e o Núcleo de Estágio, Pesquisa e Educação Permanente (NUPEP) do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) realizaram, na manhã desta quinta-feira, 26, uma atividade de arteterapia, com as gestantes e puérperas atendidas na maternidade.
O método é baseado no uso de várias formas de expressão artística, com uma finalidade terapêutica. A arteterapia proporciona o cuidado integrado às áreas neurológica, cognitiva, afetiva e emocional, aprimorando a percepção, atenção, memória, pensamento, capacidade de previsão, exploração, execução, controle da ação, além de sua função social.
A atividade desta quinta-feira contou com a participação da enfermeira, poetisa e cordelista, Anne Karolynne, que realizou uma oficina de cordel intitulada “Maternagem com poesia”, envolvendo declamação de poesias e construção poética coletiva, com as gestantes e puérperas, nos mais diversos ambientes da maternidade.
“A cada quinta-feira, estaremos realizando atividades com arteterapia, recebendo um profissional da área da saúde mental, que trabalha com os recursos artísticos. Serão atividades que envolvem poesia, literatura, desenho, escultura, música, recortes, enfim, são atividades iniciadas neste mês do Janeiro Branco, campanha que traz a conscientização da importância da saúde mental, mas ela não somente se resumirá a este mês. As ações serão estendidas durante todo o ano. Os benefícios deste tratamento são o melhoramento da atenção, da concentração e a diminuição da ansiedade e do estresse das gestantes”, explica o coordenador de psicologia do Isea, Gustavo Chaves.