O Secretário de Saúde de Campina Grande, o médico Gilney Porto, e sua equipe técnica apresentaram na tarde da terça-feira, 6, o projeto orçamentário da pasta para o ano de 2023 na Câmara Municipal. O planejamento foi apresentado aos representantes do Orçamento Participativo, que puderam sugerir a inclusão de projetos para as atividades da Secretaria de Saúde em 2023.
O orçamento previsto está orçado em R$ 459 milhões, somando receitas e despesas. As rubricas levam em consideração os recursos gastos e investidos em 2022, que giraram em torno deste valor. As principais despesas são com manutenção dos serviços públicos de Atenção Primária, Atenção Especializada, realização de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, estruturação de ações de assistência farmacêutica e manutenção de serviços de Vigiância em Saúde.
Dentro da previsão orçamentária estão também os valores destinados à execução de novos projetos, a exemplo da retomada da construção do Hospital da Criança e do Adolescente, reformas em Unidades Básicas de Saúde, no centro cirúrgico do Hospital Municipal Pedro I e na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA). Outra meta prevista pelo Plano Plurianual para 2023 é a expansão do programa Saúde de Verdade, otimizando os serviços de todos os procedimentos, inclusive cirurgias.
Na audiência de apresentação estavam as vereadoras Jô Oliveira, Carol Gomes e Fabiana Gomes, os membros do Orçamento Participativo de todas as regiões de Campina Grande e as representantes da Associação das Domésticas de Campina Grande, além da diretora de Atenção à Saúde e a gerente de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Jeime Leal e Samira Luna, respectivamente.
“Foi uma sessão muito produtiva, no sentido de apresentar o nosso planejamento para 2023 e ouvir as demandas do Orçamento Participativo. A nossa equipe agora vai analisar, junto à Câmara, quais demandas prioritárias devem ser incluídas no projeto”, disse o secretário de Saúde.