Prefeitura recorre a novas tecnologias para aprimorar a genética e ampliar rebanho bovino de Campina Grande

Prefeitura recorre a novas tecnologias para aprimorar a genética e ampliar rebanho bovino de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande e a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer) firmaram, na última segunda-feira, 14, um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação e execução do programa “Mais Pecuária Brasil”, visando o aprimoramento das ações que proporcionem o aprimoramento genético e o aumento do rebanho de bovinos leiteiro e de corte deste município.

O propósito desta iniciativa visa o melhoramento genético por meio de tecnologias inovadoras de inseminação artificial para o desenvolvimento do rebanho bovino de corte e leite dos agricultores familiares, objetivando o incremento socioeconômico, gerando impulsionamento no mercado agropecuário, bem como a implementação de novas políticas públicas na região.

Tendo como signatários pela parte da Prefeitura municipal o prefeito Bruno Cunha Lima e o secretário Renato Gadelha, da Agricultura, e o produtor rural Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer, o Acordo de Cooperação ora firmado terá vigência inicial de 12 meses, podendo chegar a 48 meses, dependendo das necessidades, por meio de formalização de Termos de Aditivos entre as partes.

Pelas estimativas do secretário Renato Gadelha e dos técnicos da Seagri que participarão diretamente da execução do programa no âmbito de Campina Grande, serão inseminadas por ano, em média, 600 vacas, o que representaria um total de 2.400 prenhezes ao longo de próximos quatro anos, prazo máximo de duração do programa “Mais Pecuária Brasil” neste município.

De acordo com informações obtidas durante o lançamento online do “Mais Pecuária Brasil”, do qual participaram o secretário Renato Gadelha e os técnicos da Seagri, através das inovações tecnológicas propostas pelo referido programa, será possível controlar exatamente quando as vacas vão entrar no cio, o que reduz a praticamente zero a chance de erro durante o processo de inseminação artificial desses animais. A distribuição de doses de sêmens para a produção do rebanho será de forma gratuita.

CRITÉRIOS – Uma série de exigências a serão feitas pela Seagri para que os produtores rurais tenham acesso ao “Mais Pecuária Brasil”, entrer as quais a garantia de que as propriedades e o rebanho a serem beneficiados estejam em condições mínimas para a execução do referido programa, como currais adequados para o uso, espaço para contenção dos animais e cocho para mineralização. Estar em dia com os órgãos estaduais de defesa sanitária no que se refere à vermifugação e ao estado corporal dos animais também serão ítens a serem cobrados aos produtores pela equipe técnica da Secretaria, tendo à frente o médico veterinário Adriano Sueldon Leite.

As famílias a serem beneficiadas precisam comprovar que residem e são domiciliados no município de Campina Grande, como também devem indicar as raças com maior potencial de adaptação e rendimento de acordo com as condições e aptidões locais. Estas informações devem seguir junto aos pedidos de doses de sêmens a serem encaminhados aos técnicos da Conafer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.