No primeiro domingo de junho, todos os anos, passará a ser celebrado o Dia Nacional do Cristão. A determinação está na lei Lei 14.419, de 2022, publicada nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União. A lei teve origem no PL 2.832/2021, da Deputada Federal Dra. Soraya Manato (PTB-ES), aprovado pelo Senado em junho.
No Senado, o projeto foi aprovado de forma terminativa na Comissão de Educação (CE) e seguiu direto para a sanção. O relator foi o senador Eduardo Girão (Podemos-CE). No relatório a favor do projeto, ele lembrou que, segundo dados do IBGE, 87% dos brasileiros se identificam como cristãos. O senador também destacou que o primeiro domingo do mês de junho possui raízes históricas no processo de construção e revelação dos pilares da fé comuns a todas as denominações cristãs.
“A história do Brasil é permeada pela participação e contribuição dos cristãos na sua construção e desenvolvimento. O Brasil sempre foi reconhecido como cristão, no qual cristãos de todas as denominações atuam como elemento fundamental na formação de valores. As festas cristãs fazem parte de nosso folclore, os valores cristãos são elementos formadores de costumes e nossa visão de mundo. Os cristãos também dão grandes contribuições na assistência social, dentre tantas outras áreas”, diz o relatório.