O republicano Donald Trump , de 78 anos, é o novo presidente eleito dos Estados Unidos , Trump já garantiu pelo menos 277 votos no colégio eleitoral, sete a mais que os 270 necessários, e será o primeiro governante a exercer dois mandatos presidenciais não consecutivos no país desde o democrata Grover Cleveland, no fim do século 19.
Essa é a segunda vez que Trump derrota uma mulher democrata na corrida à Casa Branca, em 2016 ele superou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, agora a adversária foi a vice-presidente Kamala Harris.
Na madrugada desta quarta-feira (6), o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu governo trará uma “era de ouro” ao país.
“Nosso país precisa de ajuda, precisa muito. Vamos resolver nossa fronteira e todos os outros problemas,” declarou o republicano, enfatizando o papel do Partido Republicano no Senado, que retomou a maioria das cadeiras. “Os EUA nos deram um mandato poderoso”, acrescentou, mencionando também a possibilidade de que seu partido mantenha o controle da Câmara.
Durante o discurso, Trump destacou o movimento “Faça a América Grande Novamente” (MAGA) como “o maior movimento político de todos os tempos”. Ele também fez elogios ao empresário Elon Musk, proprietário da rede social X, defendendo a necessidade de “proteger nossos gênios, pois não temos tantos deles”.
Após uma campanha marcada por polarizações, Trump sinalizou intenção de promover a unidade no país, afirmando que “é hora de reunir” a nação e “colocar um fim às divisões dos últimos quatro anos”. Em tom conciliador, ele indicou que seu governo buscará a paz, mencionando atentados e ameaças que sofreu durante o período eleitoral. “Deus me salvou por um motivo,” afirmou.