O Dia do Corretor de Imóveis, celebrado nesta terça-feira (27), é marcado por um expressivo crescimento na profissão na Paraíba. Em dois anos, o número de Corretores de Imóveis no estado aumentou 20%, refletindo a valorização do mercado imobiliário local. Conforme dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), em 2022, haviam cerca de 13 mil corretores registrados, dos quais mais de 9 mil estavam ativos. Atualmente, o estado conta com 15.600 corretores, mostrando uma expansão significativa no setor.
Esse aumento no número de profissionais é reflexo direto do crescimento do mercado imobiliário no estado, especialmente na região metropolitana da Capital. De acordo com o Índice FipeZAP de Venda Residencial, o metro quadrado em João Pessoa teve uma valorização de 2,51% nos primeiros meses de 2024. Este crescimento faz da capital paraibana a cidade com o maior aumento no mercado imobiliário no país neste ano.
No Brasil – Para um panorama mais amplo, o número de corretores de imóveis no Brasil saltou de 383 mil em 2018 para 554 mil no final de 2023, marcando um crescimento de 44% em cinco anos. Em março de 2024, o Brasil contava com mais de 630 mil corretores e 70 mil imobiliárias, aumentando cerca de 23% e 6%, respectivamente, em comparação com o ano anterior, conforme dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci).