Percepção de melhora no país em relação ao ano anterior cai no NordesteCom mais de 4 mil vagas, concurso CAIXA 2024 abre inscriçõesFPM: municípios da Paraíba receberão, nesta quinta-feira (29), mais de R$ 106 milhõesSecretaria de Saúde vai realizar manutenção em aparelhos para retomar teste da orelhinha no ISEAProibição de usar banheiro de outro sexo nas escolas avança no SenadoEPIDEMIA: Paraíba registra terceira morte por dengue e chikungunhaLéa Toscano deixa PSDB“Manifestação em São Paulo foi a celebração da democracia e da liberdade”, senador Rogério MarinhoFederação Israelita registra aumento de 263% de denúncias de antissemitismo em escolas após ataques LulaMarço começa com mais uma edição do Tarifa Zero em Campina GrandeRede de Educação de Campina Grande inicia nesta quarta-feira aplicação do Sistema de Avaliação de AprendizagemCentro de Zoonoses amplia horário de atendimento para as consultas clínicas veterináriasPrefeitura de Campina Grande inaugura, nesta terça-feira, a nova Policlínica da Bela VistaNordeste: a ‘mina’ da energia solarLula III: Brasil registra 920 mil casos de dengue e 184 mortes, nos dois primeiros meses de 2024.Ato na Avenida Paulista, Bolsonaro reúne mais de um milhão de pessoas.Bolsonaro seria obrigado a comparecer em interrogatório? Veja o que dizem advogados criminalistasCasos de Covid-19 e mortes decorrentes da doença registram aumento no BrasilBNDES aprova R$ 88,5 milhões para expansão da internet de banda larga na PB e no RNPEC dá ao Congresso poder de sustar atos normativos do Judiciário

2 em cada 5 viajantes brasileiros se inspiraram nas mídias sociais para planejar as férias, diz pesquisa da Booking.com

2 em cada 5 viajantes brasileiros se inspiraram nas mídias sociais para planejar as férias, diz pesquisa da Booking.com

As mídias sociais e outras formas de entretenimento têm um papel importante para o planejamento das férias. Uma pesquisa* recente da Booking.com sobre o comportamento de viajantes ao redor do mundo – inclusive do Brasil – mostrou um panorama dessa influência e detalhes de como os brasileiros usam as redes para pensar em suas viagens. O estudo revelou que a opinião de amigos e família conta muito nesses momentos, dado que suas redes sociais foram usadas por dois em cada cinco (39%) viajantes brasileiros como fonte de inspiração quando organizaram suas viagens no último ano – número bem acima da média global (26%). E não apenas as redes de pessoas próximas: anúncios publicitários nestas plataformas (35%), mídias sociais de marcas e empresas (31%), e de celebridades e influenciadores (24%) também influenciaram as escolhas dos viajantes.

Para os brasileiros que se inspiraram em conteúdos nas mídias sociais durante o planejamento da viagem, 90% afirmaram ter utilizado o Instagram para esse fim – contra 64% dos entrevistados em nível global. Em seguida, aparece o Youtube (62%), Facebook (55%) e TikTok (31%). E, para entender o impacto dessa nova plataforma de vídeos curtos, o estudo ainda questionou que tipo de inspiração o TikTok proporcionou aos turistas do país: dicas de viagem em geral ficaram no topo da lista (72%), mas os viajantes também usaram a rede social para ter ideias de destinos para viajar (65%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e atividades (58%).

De acordo com Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil, “ideias de como viajar de forma mais econômica mostradas em vídeos no TikTok também impactaram metade dos viajantes do país (52%), o que significa 12 pontos percentuais acima da média global. Isso mostra que os brasileiros de gerações mais jovens, que utilizam mais essa plataforma, estão buscando formas e dicas para viajar sem gastar tanto, inclusive mais do que vizinhos da região, como argentinos (38%) e mexicanos (36%)”.

OUTRAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO

Além das redes sociais, outra forma de entretenimento mais tradicional também teve papel importante como fonte de inspiração dos brasileiros nas últimas viagens: os filmes e programas de TV (19%). Inclusive, comparado com outros países latino-americanos, como mexicanos, argentinos (ambos 13%) e colombianos (11%), os brasileiros tiram mais insights para suas viagens desse tipo de divertimento.

Em suas futuras férias, quase três em cada cinco brasileiros (58%) têm interesse em viajar para um destino que viram em algum filme ou programa de televisão, e um número parecido (55%) deseja experimentar um prato ou gastronomia mostrado na atração. Inclusive, quase um terço (29%) gostaria de conhecer uma celebridade televisiva e até mesmo se hospedar na casa de uma pessoa famosa (16%).

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.